soos
Contactar +351 913-388-183

Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

banner site PRR b

O INA é Beneficiário Intermédio e Final de medidas do Plano de Recuperação e Resiliência

O Investimento TD – C19-i07.01 – Capacitação da Administração Pública, previsto no Plano de Recuperação e Resiliência, conta com a participação do INA, I. P. como beneficiário intermédio e final e visa desenvolver a oferta da formação para os trabalhadores e dirigentes da administração pública, e, em particular, inclui programas de capacitação digital, formação superior e avançada em gestão e formação geral e melhoria da competência dos funcionários públicos.

Este investimento relativo à Capacitação da Administração Pública - INA (Subinvestimento C19-i07.01) é de 34.038.739,19 euros, com um apoio a 100% do MRR e conclusão a 31/03/2026.

Neste subinvestimento estão incluídos os seguintes programas da responsabilidade do INA:

1. Programa de Capacitação Digital que inclui as seguintes medidas:

  1. Infoexclusão Zero que visa conceber formação para promover a inclusão digital na Administração Pública, através da redução do número de pessoas sem competências digitais básicas, prioridade para os Assistentes Operacionais da Administração Central e Local com um custo total de 756.000,00 euros;
  2. Formação para Carreira de Especialistas e Técnicos de Informática que tem como objetivo reforçar a formação contínua para um conjunto de profissionais com formação especializada na função informática e capacitar os trabalhadores da Administração Pública de competências técnicas que os habilite a ingressar na carreira de informática, num custo total de 1.680.000,00 euros;
  3. Ferramentas de Produtividade, que visa conceber formação para promover a correta utilização de ferramentas digitais, com vista a maior eficiência na execução de tarefas e desenvolver a capacidade de trabalho nas ferramentas de processamento de texto, edição de folhas de cálculo e gestão de bases de dados, utilização de plataformas colaborativas e de ensino e formação à distância, ambiente web, num custo total de 5.712.000,00 euros;
  4. Tecnologias emergentes e gestão, que visa formar dirigentes e trabalhadores para a gestão no contexto de mudança existente, com um custo total de 1.260.000,00 euros.

2. Programa de "Formação Superior Avançada nas Áreas da Gestão, Administração e Políticas Públicas", que visa disponibilizar formação para a capacitação dos dirigentes e técnicos superiores em formação em áreas da gestão/formação executiva a realizar em instituição de ensino superior, com um custo de 7,5 M euros;

3. Programa Qualifica AP que visa promover a qualificação escolar e profissional dos trabalhadores da Administração Pública, com um custo de 16.900.000,00 euros;

4. Plataforma de Gestão da Formação Profissional – COFAP, com um custo de 200.000,00 euros
Esta plataforma constitui um instrumento de apoio ao reporte e monitorização de dados de formação no âmbito da AP, que passa, igualmente, a constituir instrumento que visa apoiar os serviços públicos (aqui se inserindo o INA), na própria gestão da formação que realizam e destinam aos respetivos trabalhadores e demais trabalhadores da AP.
A COFAP, construída nestes moldes, disponibiliza, assim, contrapartidas aos seus distintos utilizadores, gratificando e reconhecendo também por esta via, o esforço de todos os serviços da AP, e respetivos trabalhadores, para a disponibilização dos dados inerentes à formação que destinam aos respetivos trabalhadores.

Como Publicar

 banner editora2

A INA Editora está aberta a acolher propostas de autores para publicação de originais. Antes de submeter a sua proposta de publicação, conheça o nosso catálogo de publicações e a Política Editorial do INA  e verifique se o seu trabalho dá expressão ao nosso projeto editorial.

A INA Editora confirma a receção da proposta de publicação e submete para apreciação do Conselho Editorial.

O resultado da apreciação será comunicado ao autor/a e a aceitação do texto para publicação dependerá do parecer positivo.

Normas de Publicação:

A Editora disponibiliza aos autores as normas de redação, referenciação e citação bibliográficas, de acordo com a norma da APA (American Psychological Association, que devem ser adotadas na elaboração dos seus trabalhos.

Novo curso: Simplex Ambiental

noticia simplex ambiental v3Inscreva-se na 1.ª edição do Curso Simplex Ambiental (o novo Decreto-Lei n.º 11/2023), dinamizada pelo INA, que se realiza de 23 a 24 de março, com um formato presencial, em Lisboa.

Oferta Formativa INA em março

SigefConheça a oferta formativa dinamizada pelo INA no mês de março, nas áreas da ética nos serviços públicos, cidadania e participação, gestão de recursos humanos, interesse público, entre outras.

WebINArs: Programa de Formação 2023

20230110De 16 a 19 de janeiro, o INA realizou um Ciclo de WebINArs para divulgar o seu Programa de Formação 2023. Estes webINArs de inscrição gratuita destinaram-se a trabalhadores e dirigentes da Administração Pública.

Conselho Editorial

banner conselho editorial 765

O Conselho Editorial é um órgão consultivo da INA Editora, competindo-lhe:

  • Definir e aprovar o regulamento interno do Conselho Editorial;
  • Propor orientações com vista à concretização da política editorial;
  • Propor critérios de seleção de trabalhos a publicar;
  • Analisar e emitir pareceres sobre as propostas de edição de publicações;
  • Zelar pelos padrões de qualidade das obras a editar;
  • Pronunciar-se sobre a criação de novas tipologias de publicações;
  • Indicar a colaboração de especialistas internos ou externos, para avaliar trabalhos a publicar;
  • Pronunciar-se sobre outros assuntos que sejam submetidos à sua apreciação.

O Conselho Editorial da INA Editora integra as seguintes individualidades:

  • Sofia Crisóstomo, Vogal do Conselho Diretivo do INA, que preside;
  • António Araújo, Diretor das Publicações da Fundação Francisco Manuel dos Santos;
  • João Martins Claro, Presidente do Conselho Estratégico;
  • Maria das Dores Guerreiro, Vice-Reitora do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, designada pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP);
  • Miguel Ângelo Rodrigues, Professor Associado da Universidade do Minho. Investigador e diretor do CICP (Centro de Investigação em Ciência Política) da Escola de Economia e Gestão da UMinho;
  • Orlando Rodrigues, Vogal da Comissão Permanente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e Presidente do Politécnico de Bragança;
  • Saudade Baltazar, Professora Auxiliar no Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Évora e membro titular do centro de investigação CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais.

Saiba mais sobre a INA Editora aqui. Para mais informações, contacte-nos através de editora@ina.pt.

Rede INA Alumni

banner allumni 3

A REDE

A Rede INA Alumni tem como objetivo aproximar o INA, I. P., dos seus formandos, mentores e mentorados, reforçando os laços de confiança de forma contínua ao manter um acompanhamento do percurso profissional dos seus Membros, de forma a poder ajustar o perfil da oferta formativa à evolução das suas necessidades e adequá-las às oportunidades e desafios da Administração Pública.

Desenvolver um sentimento de pertença ao INA, I. P., é também o que se pretende ao abraçarmos este desafio a que nos propomos e para o qual é indispensável a participação dos Membros da Rede INA Alumni.

Os formandos, mentores e mentorados constituem um dos principais ativos e são a expressão máxima do sucesso do INA, I. P., que pretende construir esta rede como um projeto dinamizador e inovador que reflita a sua cultura e a sua identidade.

VANTAGENS

Os Membros da Rede INA Alumni beneficiarão de um leque de oportunidades, visando a partilha de conhecimento e boas práticas, o estímulo à aprendizagem contínua, bem como o acesso a serviços diferenciados e a benefícios exclusivos:

  • Oferta do “Livro Fundamentos da AP” para as primeiras 100 inscrições na Rede INA Alumni
  • Desconto de 5% de desconto na oferta formativa do INA, I. P., exceto se realizada em parceria com instituições de ensino superior nacionais ou internacionais (a operacionalizar, a partir de data a confirmar, em 2023)
  • Desconto de 10% na aquisição de obras publicadas pela INA Editora (p.f. identifique-se como membro da Rede no momento da encomenda)
  • Acesso preferencial ao Programa de Mentoria para a Inovação e Liderança (PMIL) do INA, I. P.

Inscrição

Junte-se à Rede INA Alumni. Inscrição aqui.

Para qualquer informação ou esclarecimento adicional, contacte-nos através de alumni@ina.pt.

Vencedor Prémio INA 2022

premio INA final noticiaMarcelo Vegi da Conceição é o vencedor da primeira edição Prémio INA Melhor Investigação sobre a AP, com o estudo "O Impacto do Job Design sobre os Comportamentos Inovadores e o Work Engagement de Gestores Públicos Portugueses".