soos
Contactar +351 300-501-910

Conselho Editorial

banner conselho editorial 954

O Conselho Editorial é um órgão consultivo da INA Editora, competindo-lhe:

  • Definir e aprovar o regulamento interno do Conselho Editorial;
  • Propor orientações com vista à concretização da política editorial;
  • Propor critérios de seleção de trabalhos a publicar;
  • Analisar e emitir pareceres sobre as propostas de edição de publicações;
  • Zelar pelos padrões de qualidade das obras a editar;
  • Pronunciar-se sobre a criação de novas tipologias de publicações;
  • Indicar a colaboração de especialistas internos ou externos, para avaliar trabalhos a publicar;
  • Pronunciar-se sobre outros assuntos que sejam submetidos à sua apreciação.

O Conselho Editorial da INA Editora integra as seguintes individualidades:

  • Sofia Crisóstomo, Vogal do Conselho Diretivo do INA, que preside;
  • António Araújo, Diretor das Publicações da Fundação Francisco Manuel dos Santos;
  • João Martins Claro, Presidente do Conselho Estratégico;
  • Maria das Dores Guerreiro, Vice-Reitora do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, designada pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP);
  • Miguel Ângelo Rodrigues, Professor Associado da Universidade do Minho. Investigador e diretor do CICP (Centro de Investigação em Ciência Política) da Escola de Economia e Gestão da UMinho;
  • Orlando Rodrigues, Vogal da Comissão Permanente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e Presidente do Politécnico de Bragança;
  • Saudade Baltazar, Professora Auxiliar no Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Évora e membro titular do centro de investigação CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais.

Pode conhecer a INA Editora através da página eletrónica e mais informações podem ser obtidas através do endereço eletrónico da INA Editora (editora@ina.pt).

Rede INA Alumni

banner allumni 3

A Rede

Ao reforçar a ligação com os nossos Alumni (antigos alunos, ex-mentores e ex-mentorados) procuramos contribuir parra a criação de uma rede de oportunidades, visando a partilha de conhecimento e boas práticas, o estímulo à aprendizagem contínua, bem como o acesso a serviços diferenciados e a benefícios exclusivos.

Junte-se a nós!

Vantagens

Além de manterem a ligação com o INA, I.P., os membros da Rede Alumni INA podem beneficiar de vantagens exclusivas:

  • Oferta do "Livro Fundamentos da AP" para as primeiras 100 inscrições na Rede INA Alumni
  • 5% de desconto em formação para quem tenha completado um curso com o selo INA, I.P., no ano anterior
  • 10% na aquisição de obras publicadas pela INA Editora
  • Acesso ao Programa de Mentoria para a Inovação e Liderança (PMIL) do INA, I. P.

Inscrição

Basta completar e enviar o seguinte formulário.

Vencedor Prémio INA 2022

premio INA final noticiaMarcelo Vegi da Conceição é o vencedor da primeira edição Prémio INA Melhor Investigação sobre a AP, com o estudo "O Impacto do Job Design sobre os Comportamentos Inovadores e o Work Engagement de Gestores Públicos Portugueses".

Consórcios

banner consorcios1

A colaboração estreita com o Ensino Superior, é sustentáculo da missão fundamental do renovado INA, I. P., de criação, transmissão e difusão do conhecimento no domínio da Administração Pública. Para o efeito e nos termos do n.º 1 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 19/2021, de 15 de março, “o INA, I. P., pode constituir parcerias com instituições de ensino superior, designadamente no sentido de se dotar de recursos humanos altamente qualificados em especial para a prossecução das suas atribuições ao nível da formação, bem como para garantir a valorização técnica e tecnológica da Administração Pública, através de uma visão estratégica orientada para a qualificação e capacitação dos trabalhadores da Administração Pública e a modernização administrativa”.

Com o objetivo de dar forma preliminar à identificação de oportunidades colaborativas com as instituições de ensino superior, nos termos e para efeitos dos artigos 4.º, 5.º e 14.º dos Estatutos do INA, I. P., publicados em anexo ao Decreto-Lei n.º 19/2021, de 15 de março, e do artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 27/21, de 16 de abril, o INA, I. P., assinou, em 21 de setembro de 2021, protocolos de colaboração com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e com o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), sem prejuízo da celebração de especializadas e posteriores parcerias, nomeadamente sob a forma de consórcio. Para mais informação consulte os protocolos aqui.

A possibilidade de constituição de consórcios entre o INA, I. P., e as instituições de ensino superior e do sistema científico e tecnológico com larga experiência no ensino da Administração Pública pretende promover a valorização, modernização, alargamento, rigor e exigência na formação e qualificação da Administração Pública, tendo em conta os desafios societais contemporâneos, alavancando o capital científico no que respeita às ciências da administração e aos cursos de nível superior nas áreas da Administração Pública, conforme previsto no Plano de Capacitação Estratégica AP 2026.

Ao abrigo dos n.ºs 2 e 3 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 19/2021, de 15 de março, a Portaria n.º 669/2022 de 7 de setembro, veio definir os consórcios e respetivos termos, a formalizar entre o INA, I. P., e instituições de ensino superior e do sistema científico e tecnológico, com vista ao desenvolvimento de ações de formação na Administração Pública.

Nos termos e para efeitos do n.º 4 do artigo 3.º da Portaria n.º 669/2022 de 7 de setembro, dá-se conhecimento da formalização dos consórcios infra:

   Consortes
FA > AP
Formação Avançada para a Administração
INA, I.P.
ISCTE
UMinho

Leap > AP
Liderança Executiva na Administração Pública

Saiba mais sobre o Programa de Especialização LEAP

Descarregue a Brochura do curso aqui

INA, I.P.
UÉvora
ULisboa
UNLisboa
UPorto
CA > AP
Contabilidade e Auditoria para a Administração Pública
INA, I.P.
IP Cávado e Ave
IP Coimbra
IP Porto
IP Setúbal
IP > AP
Impulso Digital para a Administração Pública
INA, I.P.
IP Bragança
IP Cávado e Ave
IP Coimbra
IP Leiria
IP Porto
IP Setúbal
ISCTE
ULisboa
UN Lisboa
UPorto

 

Os consórcios mantêm-se abertos à entrada de outras instituições de ensino superior e do sistema científico e tecnológico que os queiram integrar e que promovam o desenvolvimento, a transmissão e a difusão do conhecimento.

As ofertas formativas promovidas por cada consórcio serão disponibilizadas, brevemente, aqui.

Nova edição INA Editora

publicacao ina 202211 01Novo lançamento da INA Editora “Princípios Fundamentais da Administração Pública: O artigo 266.º da Constituição”. Esta obra resulta do ciclo de webINAres organizados pelo INA entre outubro de 2021 e março de 2022.

Cursos gratuitos PRR em dezembro

cursos PRR INA 102022Estão abertas as inscrições para os novos cursos gratuitos sobre capacitação digital, dinamizados pelo INA em novembro e dezembro, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

II Encontro do Programa de Mentoria

O II Encontro do Programa de Mentoria para a Inovação e Liderança (PMIL) realizou-se a 22 de setembro, em formato virtual, e contou com a presença de mentores/as e mentorados/as, das três primeiras edições do programa.

Partilha de Conhecimento

banner site biblioteca partilha conh

O Centro de Conhecimento AP convida todas as pessoas interessadas em partilhar os seus projetos, trabalhos e resultados das suas investigações, no domínio da Administração Pública.

Para tal, basta enviar um email para conhecimento@ina.pt e incluir no assunto da mensagem Partilhar Conhecimento AP.

Feira do Livro da INA Editora

noticia feira livroEntre 25 de agosto e 11 de setembro, por ocasião da Feira do Livro de Lisboa e do Porto, a INA Editora vai fazer um desconto de 30% em todo o seu catálogo e de 40% no Livro do Dia.

Feira do Livro da INA Editora

noticia feira livroEntre 25 de agosto e 11 de setembro, por ocasião da Feira do Livro de Lisboa e do Porto, a INA Editora vai fazer um desconto de 30% em todo o seu catálogo e de 40% no Livro do Dia.

Código de Ética e Conduta

O Código de Ética e Conduta do INA, I.P., é um sistema ordenado de normas, princípios e regras de conduta interna, que devem ser observados por todos os trabalhadores no exercício das suas funções, visando o cumprimento da missão e atribuições do INA, assumindo-se para o efeito, o compromisso com os valores institucionais da prossecução do interesse público, do trabalho colaborativo, da orientação, à melhoria da capacidade de resposta e do foco no futuro, que devem reger a sua atuação.

Newsletter INA – Agosto 2022

noticia news 2022Na edição de agosto, a Newsletter INA destaca o Programa de Formação 2023, em especial a formação na área da Cidadania e Participação e a mais recente edição do Diploma de Especialização em Compras e Contratação Pública.

APEX | Nova parceria

noticia BA APEXFaculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa integra a Aliança para a Promoção da Excelência na Administração Pública (APEX).

Centro de Conhecimento AP

banner PF2023 CConhecimento

O Centro de Conhecimento no domínio da Administração Pública - Centro de Conhecimento AP -  constitui uma unidade orgânica flexível que integra a Direção de Serviços de Desenvolvimento de Modelos Organizacionais e Promoção da Inovação (DSMOPI) do INA, I. P.

O Centro de Conhecimento AP tem como objetivo global a sistematização e a disseminação de conhecimento e boas práticas na e da Administração Pública, assumindo um papel preponderante na análise, conceção e desenvolvimento de soluções de capacitação.

Pretende, ainda, incentivar a coprodução e difusão de conhecimento sobre temas relevantes para a Administração Pública, através do estabelecimento de parcerias com diversas entidades, especialmente com Instituições de Ensino Superior (IES) e unidades de I&D (UI&D), promovendo a investigação colaborativa na área da gestão e modernização da AP, bem como desenvolvendo uma oferta formativa, diferenciada e alargada, suportada em metodologias e soluções inovadoras de intervenção.

Debate e Reflexão

banner PF2023 CConhecimento

O Centro de Conhecimento AP disponibiliza um conjunto de iniciativas e eventos promotores de reflexão e debate do conhecimento. Tem como objetivo promover o desenvolvimento cultural, científico, social e tecnológico dos trabalhadores e dirigentes da Administração Pública.

Através destas iniciativas e eventos pretende-se contribuir para o desenvolvimento de uma Administração Pública mais moderna e eficiente. Neste sentido o CCAP promove webINArs, encontros, ciclos, congressos, seminários, entre outros.

{accordionfaq faqid=raf faqclass="lightnessfaq plus headerbackground headerborder contentbackground contentborder round5" autonumber=0 active=0}

Congresso Nacional da Administração Pública

O Congresso Nacional da Administração Pública é um grande evento de informação, reflexão e debate.

Tem como objetivo promover e disseminar o conhecimento sobre temas nucleares da Gestão e Políticas Públicas e abordar os desafios globais urgentes que se impõem à Administração Pública para garantir o bem-estar e interesses da sociedade.

Nas suas já numerosas edições foram partilhadas e debatidas estratégias, políticas, modelos, projetos, serviços, produtos e boas práticas.

A edição de 2022 é subordinada ao tema "Caminhos para a Sustentabilidade" e pretende promover e disseminar o conhecimento sobre a Administração Pública, as tecnologias emergentes, a inovação e as políticas públicas para uma sociedade sustentável.

 

WebINArs

Combate ao Racismo e à Discriminação

Ciclo de WebINArs dedicado à temática do racismo e discriminação.

Esta iniciativa teve como objetivo proporcionar a reflexão acerca da temática do racismo e da discriminação, bem como das linhas de ação, planos e medidas para promover a igualdade e os direitos humanos e fundamentais, nos domínios político, económico, social e cultural ou em qualquer outro domínio da vida pública.

Mais informações aqui.

Participação

Ciclo de WebINArs sobre Participação na Administração Pública (AP).

Esta iniciativa teve o intuito de divulgar e sensibilizar os/as trabalhadores/as e dirigentes para a importância de promover e concretizar a participação na tomada de decisão, através da partilha de experiências participativas e da discussão dos impactos que decorrem de decisões tomadas desta forma. Abordou ainda, a concretização do disposto no artigo 267.º da Constituição da República Portuguesa – nos termos do qual a Administração Pública deve ser estruturada de forma "a aproximar os serviços das populações e a assegurar a participação na sua gestão efetiva" – bem como a implementação de políticas públicas, como a recente Resolução do Conselho de Ministros (RCM) n.º 130/2021, que estabelece o Dia Nacional da Participação e aprova as normas que regem o Orçamento Participativo Portugal e o Orçamento Participativo da Administração Pública ("AP Participa").

Mais informações aqui.

Plano de Recuperação e Resiliência

Ciclo de WebINArs nas áreas de intervenção do INA no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (Componente C19 - Administração Pública).

Esta iniciativa em formato de mesa redonda foi composta por 3 sessões abordando temas associados à Formação Superior, Competências Digitais e Programa Qualifica.

Mais informações aqui.

Princípios Fundamentais da AP

Ciclo de webINArs dedicado aos Princípios Fundamentais da Administração Pública, previstos no artigo 266.º da Constituição da República Portuguesa.

Esta iniciativa teve como objetivo promover o conhecimento e fomentar a apresentação e reflexão do enquadramento de atuação da Administração Pública. Este ciclo de seis conversas/debates abordou em cada sessão um dos princípios que se aplicam a toda a atividade administrativa na prossecução do interesse público: legalidade; igualdade; proporcionalidade; justiça; imparcialidade; e boa-fé.

Mais informações aqui.

Programa de Capacitação em Direitos Humanos para a Administração Pública

Ciclo de WebINArs inserido no Programa de Capacitação em Direitos Humanos para a Administração Pública.

Esta iniciativa teve por objetivo promover os direitos humanos e os direitos fundamentais nos serviços públicos portugueses.

Mais informações aqui.

 

EndFAQ

Prémio INA

banner site premios ina

A existência de um conjunto alargado de estudos, teses, projetos e trabalhos de investigação, torna pertinente a criação de um modelo que sistematize o conhecimento gerado, com vista a:

  • Incentivar, reconhecer e divulgar trabalhos/ estudos de investigação de excelência desenvolvidos nos domínios da AP.
  • Distinguir e galardoar trabalhos/estudos de investigação de elevada qualidade no domínio da administração pública.

Assim surge o Prémio INA Melhor Investigação sobre Administração Pública que visa reconhecer e distinguir, anualmente, estudos de investigação desenvolvidos na área da Administração Pública. Tem como objetivos:

  • Estimular a investigação e a criação de conhecimento sobre a Administração Pública;
  • Promover e disseminar temas que contribuam para um incremento do conhecimento dos trabalhadores e dirigentes da Administração Pública.

Para mais informações consulte o regulamento aqui.

Estágios

banner PF2023 CConhecimento estagios

Estágio curricular - resulta de protocolo celebrado entre o INA, I. P. e a Instituição de Ensino Superior (IES) do estagiário. Constitui parte integrante do plano de curso do estagiário. Destina-se a estudantes que dominem fluentemente a língua portuguesa e se encontrem matriculados em cursos de ensino universitário, em Portugal ou no estrangeiro, e tem a duração de seis meses, não renováveis, correspondente ao plano de estudos aprovado pela IES.

Estágio extracurricular - resulta de contrato celebrado entre o INA, I. P. e os estagiários. Destina-se a qualquer interessado, com mais de dezoito anos de idade, que domine fluentemente a língua portuguesa e seja detentor de uma licenciatura obtida em IES Portuguesa ou no estrangeiro. Tem a duração de doze meses prorrogáveis, desde que previamente aprovado pelo Conselho Diretivo do INA, I. P., por igual período, uma única vez.

Tanto o estágio curricular como o estágio extracurricular não são remunerados. Para mais informações consulte o regulamento.

Antecipação e Avaliação

banner prospetiva avaliacao

Uma das linhas de ação do Centro de Conhecimento AP consiste em identificar, registar, tratar e avaliar dados relevantes, recolhidos de forma contínua, sobre a área da "Formação e Desenvolvimento" com vista à constituição de um repositório organizado de informação que visa apoiar decisões e viabilizar a criação de novos produtos e soluções, na área da formação e desenvolvimento.

Esta abordagem atende a necessidades atuais e antecipadas de modo a preparar e desenvolver soluções de capacitação direcionadas à melhoria de competências que permitam modernizar a gestão pública e progressivamente qualificar o serviço prestado aos cidadãos e às empresas.

 

esquema conhecimentoAP 2

Outra das linhas de ação do Centro de Conhecimento AP consiste em implementar colaborativamente metodologias de monitorização e avaliação que incidam sobre programas, abordagens, projetos e ações, no âmbito da capacitação e do desenvolvimento.

Estes processos visam identificar as iniciativas que produzem ou têm potencial de produzir os melhores resultados, mapeando as condições necessárias para a sua disseminação e aplicação efetiva.