soos
Contactar +351 927-090-674

Conferência: o presente e o futuro da form

INA NOTICIA 20210531

Por ocasião do 42.º aniversário do INA, a Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, lembrou o papel do INA centrado na qualificação e na formação dos trabalhadores dos serviços públicos.

Newsletter INA – maio

noticia newsA edição número 4 da newsletter do INA (PDF) é dedicada ao 42.º Aniversário do Instituto Nacional de Administração, I.P., e integra a mensagem da Presidente da Comissão Instaladora, Luísa Neto.

Mentoria para a Inovação e Liderança

PMIL13

O Programa de Mentoria para a Inovação e Liderança na Administração Pública (PMIL) é um programa desenhado para proporcionar experiências indutoras da aquisição e do reforço de competências de inovação, empreendedorismo e liderança.

Agenda de cursos e-learning

form dist 202103Marketing, regimes jurídicos, contratação pública, auditoria, liderança e competências digitais, são algumas das áreas onde pode encontrar formação do INA para os próximos meses.

INA dinamiza reunião da DISPA

Portugal EU

O INA organizou hoje, dia 26 de maio, a reunião online de Diretores de Institutos e Escolas de Administração Pública da União Europeia (DISPA), no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

Conferência: O Passado e o Futuro da Forma

webinar-42anos ina noticia

No âmbito do seu 42.º aniversário, o Instituto Nacional de Administração, I.P. (INA, I.P.) dinamiza, no dia 31 de maio, às 11h, um webinar sobre "O Passado e o Futuro da Formação na Administração Pública - o Papel do INA".

Nomeação da Comissão Instaladora

WhatsApp Image 2021-05-11

A Professora Doutora Luísa Neto foi nomeada para o cargo de Presidente da Comissão Instaladora do Instituto Nacional de Administração, I.P. e os mestres Sofia Crisóstomo e Miguel Agrochão para os cargos de vogais.

Newsletter INA – abril

noticia newsA edição número 3 da newsletter do INA (PDF) faz o balanço da formação e-learning do 1º trimestre e destaca a 1.ª edição do curso A Igualdade entre Mulheres e Homens e as Nações Unidas: desafios para a Administração Pública.

Conferências Abertas – Dia da Criatividade

banner site conferencias criatividade

No dia 21 de abril celebrou-se o Dia Mundial da Criatividade e Inovação. Este dia, definido pelas Nações Unidas em 2018, tem como objetivo sensibilizar para a importância da criatividade e da inovação na solução de problemas.

Para assinalar a data, foi dinamizado dia 21 de abril, entre as 10H30 e as 17H30, um ciclo de quatro conferências abertas sobre inovação que contou com mais de 1.000 participantes.

A iniciativa debateu o tema da criatividade e da inovação e contou com 12 oradores de áreas tão diversas como o Ensino Superior, a Administração Pública, as Artes Plásticas e a Cultura.

Este ciclo de conferências integrou a tecnologia disponibilizada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia/Computação Científica Nacional e contou com o apoio do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P (INR, I.P.), na interpretação para a Língua Gestual Portuguesa.

Programa  (PDF)

Mais informações: projetos.inovacaoap@ina.pt

Resumo das Sessões

{tab 1.ª Sessão}

1sessao

O caminho que Portugal tem feito nas áreas da inovação, modernização e criatividade tem sido “reconhecido internacionalmente”. Na abertura da conferência intitulada “O amanhã é uma imagem (in)segura”, a Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa deu o exemplo de Portugal ser o país da OCDE que apresentou mais projetos inovadores para combater a covid-19 em 2020 e o facto ter conquistado a 12.ª posição no European Innovation Scoreboard no mesmo ano.

Fátima Fonseca defendeu que a participação e a capacitação são fundamentais para inovar e antecipar respostas: “mais do que uma imagem insegura do amanhã, há uma imagem indefinida”, que deve ser antecipada.

Este painel, moderado pela jornalista da RTP Soraia Ramos, teve início com a partilha dos desafios do ensino, ao nível da criatividade dos próprios professores. A artista plástica Sónia Aniceto lembrou o papel essencial dos docentes no estímulo da atenção e da proatividade dos alunos dentro e fora da sala de aulas.

A importância deste incentivo à criatividade, tanto dos alunos como dos professores, mas também das empresas e da sociedade em geral, foi sublinhado pela Professora Adjunta do Instituto Politécnico de Bragança Cláudia Costa que apresentou um projeto que coloca o aluno no centro da aprendizagem. O projeto “Demola” avalia os estudantes ao nível da sua capacidade de argumentação e de investigação e dos projetos que desenvolvem, permitindo criar um “nível mais igualitário entre docentes e alunos ao desconstruir a imagem mais tradicional”.

Já a Vice-Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e Ave destacou o papel da inteligência artificial na antevisão do abandono escolar e defendeu que devemos ser cada vez mais proativos do que reativos. Patrícia Gomes apresentou o Projeto “OPAS”, um observatório que usa a análise de dados e da inteligência artificial para antecipar e travar o abandono e insucesso escolar. Patrícia Gomes lembrou ainda que “a inovação é um motor para desenvolver uma sociedade mais coesa e justa”, sendo que as áreas da educação, ensino superior e ciência assumem um importante papel na inovação e na criatividade.

Veja ou reveja a gravação da sessão aqui

{tab 2.ª Sessão}

2sessao

O binómio tradição e inovação esteve no centro do debate da segunda sessão do Ciclo de Conferências Abertas sobre Inovação que foi moderado pelo Diretor do Jornal Ensino Magazine, João Carrega.

A abertura do webinar esteve a cargo do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que começou a sua intervenção a destacar a evolução de Portugal nas áreas da inovação, modernização e ciência e o seu reconhecimento além-fronteiras, nomeadamente através do acesso a fundos centralizados. João Sobrinho Teixeira lembrou que esta tendência tem contribuído para “dar mais qualidade de vida a quem reside no nosso país” e elogiou a capacidade disruptiva e inovadora adotada para fazer face à atual pandemia.

Orlando Sousa, Coordenador do Projeto “SIAP”, destacou a importância da inovação na atualização de conhecimento e de respostas na área do património e apresentou o projeto-piloto que está a ser desenvolvido em parceria com faculdades e com entidades que trabalham com dados recolhidos através de scanners aéreos e da inteligência artificial. De salientar que este projeto pretende monitorizar os monumentos de forma a garantir a segurança das pessoas que os visitam e frequentam.

Já Mariana Duarte, Cofundadora e Diretora da Village Underground Lisboa, lembrou o percurso de lançamento deste projeto na capital portuguesa que teve de esperar cinco anos entre a ideia inicial e o arranque efetivo. “Em 2009, a tradição do espaço de trabalho não passava por este conceito (em autocarros e contentores), mas havendo algumas pessoas interessadas em mudar, foi possível.” Mariana Duarte lembrou ainda que a pandemia levou a da Village Underground Lisboa a reinventar-se ao criar uma plataforma de streamings para divulgar atuações de música, teatro e até street art.

A terceira oradora desta sessão abordou o tema da inovação na ópera, e o desafio que é “equilibrar” a tradição e a inovação num estilo musical com séculos de existência e milhões de versões diferentes de espetáculos. Esta “luta interna” entre a segurança do tradicional e estrutural e a criatividade do que é disruptivo esteve no centro da intervenção de Conceição Brandão de Sousa, Elemento do Coro do Teatro Nacional de São Carlos.

Veja ou reveja a gravação da sessão aqui.

{tab 3.ª Sessão}

3sessao

A liberdade e os direitos humanos e a democracia, a liberdade no processo criativo e conceptual, a liberdade e o digital, foram alguns dos pontos de partida da terceira sessão do Ciclo de Conferências sobre inovação. A Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, elencou algumas das fases do processo criativo e inovador, como a experimentação, o “fazer a pergunta certa”, o saber comunicar a ideia e até a importância dos direitos de autor e da criação de uma economia criativa. Anabela Pedroso terminou a sua intervenção com uma questão: “A liberdade será sempre um lugar desafiante, mas seria possível ser de outra maneira?”

Esta sessão, moderada por Mariana Barbosa, do Jornal Eco, contou com a participação de Ana Lacerda, Bailarina Principal da Companhia Nacional de Bailado. A artista abordou o tema da falta de liberdade durante o confinamento e a forma como os bailarinos se reinventaram durante a pandemia. O programa “Voltar a Casa na Nossa Companhia”, a partilha de vídeos e de playlists para os ensaios em casa e as aulas via Zoom, foram alguns dos exemplos dados.

A Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) começou a sua intervenção a elogiar este tipo de webinars que “saem muito do que é tradicional” e abordou o tema da pandemia e do seu impacto nas desigualdades de género no trabalho em Portugal. Sandra Ribeiro defendeu que é “importante olhar para o teletrabalho como uma ferramenta para apoiar a gestão e conciliação da vida familiar e profissional”. No entanto, alertou que esta não pode ser usada apenas pelas mulheres, para evitar “empurrar novamente as mulheres para casa”.

A terceira oradora dedicou a sua intervenção a abordar os desafios do ensino à distância durante a pandemia e da falta das relações entre alunos e professores. Teresa Gonçalves, Professora Associada da Universidade de Évora, abordou ainda o impacto que a pandemia teve no projeto que coordena, o “SCOUT.IA”, que aplica Metodologias de Inteligência Artificial e Processamento de Linguagem Natural no Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24.

Veja ou reveja a gravação da sessão aqui.

{tab 4.ª Sessão}

4sessao 2

“A página em branco” foi o tema da quarta e última conferência comemorativa do Dia Mundial da Criatividade e Inovação. O Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media destacou o papel da ideia no processo criativo e no facto de esta ter o poder para “mudar as regras do jogo e o rumo dos acontecimentos”. “Nada vale tanto como uma ideia produtiva, inovadora e criativa.” Mas mais do que ter uma ideia, é reconhecer essa ideia enquanto produtiva, concluiu Nuno Artur Silva.

O debate, moderado pelo jornalista Carlos Ferreira, arrancou com a apresentação do chatbot “IRENE” do Instituto de Registos e Notariado, I.P. (INR, I.P.), que ajuda a esclarecer dúvidas dos cidadãos, nomeadamente sobre o Cartão do Cidadão. A Presidente do IRN, IP, Filomena Rosa, destacou o facto da Administração Pública estar cada vez mais aberta à criatividade e à participação dos seus trabalhadores com a partilha de ideias e de projetos.

Já a Professora Auxiliar da Universidade de Aveiro Ana Daniel dedicou referiu ser urgente e necessário incentivar os jovens a serem mais criativos e empreendedores. “É raro os alunos assumirem-se como pessoas criativas” porque têm “uma reduzida capacidade de assumirem riscos e estão pouco recetivos à crítica”, acabando por ser pouco audazes e pouco proativos.

A encerrar a sessão, o Violoncelista da Orquestra Sinfónica Portuguesa, do Teatro Nacional de São Carlos (OPART), Emídio Coutinho, falou sobre a sua experiência enquanto músico durante o desafio da pandemia e deu o exemplo de alguns dos projetos inovadores desenvolvidos durante os confinamentos, como foi o caso da publicação de pequenos vídeos do dia a dia dos artistas e da gravação e partilha de concertos. “A página nunca está em branco, há sempre algo a criar de novo”, concluiu o músico.

Veja ou reveja a gravação da sessão aqui.

{/tabs}

Newsletter sobre inovação na AP

newsleter ultimas especial N19 noticiaA 19.ª edição da Últimas é dedicada ao ciclo de conferências abertas organizado no âmbito do Dia Mundial da Criatividade e Inovação, que se assinalou a 21 de abril e que teve mais de mil participantes.

INA Editora assinala Dia do Livro

noticia editoraA INA Editora associa-se à celebração do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor - 23 de abril, disponibilizando a totalidade do seu catálogo com 40% de desconto sobre os respetivos preços de capa até dia 25 de abril.

INA Editora comemora o Dia Mundial do Livr

noticia 170pxl editora diadolivro 2021

A INA Editora associa-se à celebração do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor - 23 de abril, disponibilizando a totalidade do seu catálogo com 40% de desconto sobre os respetivos preços de capa, durante o período de 21 a 25 de abril. Realize a sua encomenda através do e-mail editora@ina.pt.

Conferências Abertas sobre Inovação

dia criatividade inovacao noticiaDia 21 de abril celebrou-se o Dia Mundial da Criatividade e Inovação. Este dia, definido pelas Nações Unidas em 2018, tem como objetivo sensibilizar para a importância da criatividade e da inovação na solução de problemas.

2º Plano de Trabalho Colaborativo

banner plano colaborativo 2EDICAO

O 2º Plano de Trabalho Colaborativo (PDF) foi apresentado a 16 de junho de 2020, na mesma data em que foi assinada, por 24 dirigentes de 11 áreas da Administração Pública, uma Declaração Colaborativa. Esta edição integra nove projetos que se encontram em fase de desenvolvimento:

1.    Modelos de Serviços Comuns de Segurança e Saúde no Trabalho;  
2.    Roteiro para a Maturidade das Lideranças;
3.    Crianças, Famílias e Comunidades Saudáveis não Brotam em Jardins;
4.    Plano Nacional de Qualificações dos Agentes do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais;
5.    Plataforma de Empreendedorismo para Ideias de Trabalho Colaborativo;
6.    Partilha de Soluções;
7.    Agilização da Execução de Projetos Financiados;
8.    Promoção do Laboratório de Inovação da Polícia Judiciária;
9.    Guia de apoio à execução de projetos do Programa SIMPLEX’ 20-21.     

2º Plano de Trabalho Colaborativo (PDF)

 

FAQ

{accordionfaq faqid=raf faqclass="lightnessfaq plus headerbackground headerborder contentbackground contentborder round5"}

Qualquer pessoa pode candidatar-se às vagas no âmbito do protocolo APEX?

Não, o âmbito do protocolo destina-se apenas a trabalhadores da Administração Pública.

Como candidatar-me às vagas disponibilizadas no âmbito do APEX?

Deve contactar diretamente a Instituição de Ensino Superior ou a Escola de Negócio que oferece a formação a que se pretende candidatar, para aferir as condições de admissão e de elegibilidade da entidade patronal. Pode consultar as vagas e contactos das várias entidades que integram o protocolo aqui.

Como é feita a seleção das candidaturas?

As candidaturas são exclusivamente da responsabilidade das Instituições de Ensino Superior e Escolas de Negócio na aplicação do protocolo APEX, que pode consultar aqui.

Qualquer formação das entidades parceiras está abrangida pelo protocolo?

Não, o protocolo APEX apenas se aplica às formações indicadas pelas instituições de Ensino Superior e Escolas de Negócio no momento da assinatura do protocolo, disponíveis aqui.

Em caso de dúvida, quem devo contactar?

Deverá contactar diretamente a Instituição de Ensino Superior ou Escola de Negócio que oferece a formação na qual tem interesse. Consulte os contactos das várias entidades aqui.

EndFAQ

 

Oferta/Vagas

Banner apex fundobranco-06

Consulte abaixo a oferta formativa, as condições de admissão e os contactos de cada uma das Instituições de Ensino Superior e Escolas de Negócio envolvidas.

 

logo AESE cores    Catolica Lisbon Business Economics   Catolica Porto2
         
UCP FCH vertical   ISCTE   Logo ISEG
         
logo ISG   Nova School Business Economics   Porto Business School
    logo Universidade Europeia    

Exposições Bibliográficas

Nos últimos anos, a Biblioteca do INA tem organizado ciclos de exposições bibliográficas dedicadas a áreas-chave da Administração Pública. Estas exposições têm como principal objetivo dar mais visibilidade ao acervo bibliográfico do INA, nomeadamente no que se refere à existência de bibliografia nacional e internacional relevante para o ensino e investigação em Gestão e Administração Pública.

{accordionfaq faqid=raf faqclass="lightnessfaq plus headerbackground headerborder contentbackground contentborder round5" autonumber=0 active=0}

EXPOSIÇÕES 2020

Liderança nas Organizações
março a agosto 2020
Ministério das Finanças - entrada pela rua da Alfândega, nº 5
Catálogo Liderança nas Organizações

EXPOSIÇÕES 2018 – 2019

Inovação no Setor Público
outubro de 2018 a outubro 2019
Ministério das Finanças - entrada pela rua da Alfândega, nº 5
Catálogo Inovação no Setor Público + Separata com artigos de periódicos

Ambiente de Trabalho na Administração Pública
maio a julho 2018
Ministério das Finanças - entrada pela rua da Alfândega, nº 5 
Catálogo Ambiente de Trabalho na Administração Pública

Serviços Públicos Digitais
fevereiro a abril 2018
Ministério das Finanças
Catálogo Serviços Públicos Digitais

EXPOSIÇÕES 2017

(Boa) Governança no Setor Público
out.2017 a fev.2018
Ministério das Finanças  
Catálogo (Boa) Governança no Setor Público

Marketing e Comunicação nas Organizações
dez.2016 a mar.2017
Ministério das Finanças
Catálogo Marketing e Comunicação nas Organizações

EXPOSIÇÕES 2016

Serviços Públicos no séc. XXI: Inovação, Motivação e Prestação
abril a junho 2016
Ministério das Finanças
Catálogo Serviços Públicos no séc. XXI: Inovação, Motivação e Prestação

EXPOSIÇÕES 2015

Cooperação para o Desenvolvimento
Ministério das Finanças
Catálogo Cooperação para o Desenvolvimento

EXPOSIÇÕES 2014

A reforma do Estado e da Admnistração Pública
maio a dezembro 2014
Ministério das Finanças
Catálogo  
A reforma do Estado e da Admnistração Pública

Transparência e Acesso à Informação
janeiro a abril 2014
Ministério das Finanças
Catalogo Transparência e Acesso à Informação

EXPOSIÇÕES 2013

Fraude e Evasão Fiscais
outubro a dezembro 2013
Ministério das Finanças
Catálogo Fraude e Evasão Fiscais


A Gestão de Competências e a Formação

agosto e setembro 2013
Ministério das Finanças
Catálogo Gestão de Competências e Formação

Cidadania Europeia
3 de junho a 31 de julho 2013
Ministério das Finanças
Catálogo Cidadania Europeia

EXPOSIÇÕES 2011

Exposição do 8.º Congresso Nacional da Administração Pública
24 de novembro a 15 de janeiro 
Catálogo Exposição 8.º Congresso Nacional da Administração Pública


Ética vs Corrupção
24 de novembro a 15 de janeiro 
Catálogo
Etica vs Corrupção 

Gestão de Projectos
Catálogo Gestão de Projectos 


Política social e Estado social
Catálogo Política social e Estado social 

 
Gestão Estratégica
Catálogo Gestão Estratégica 

EXPOSIÇÕES 2010

Desempenho individual e organizacional
Oeiras - 30 de novembro a 7 de fevereiro de 2011
Algés - 7 de fevereiro a 18 de março de 2011
Catálogo Desempenho 

 Accountability e Transparência
Oeiras - 18 de outubro a 30 de novembro
Algés - 30 de novembro a 7 de fevereiro 2011
Catálogo Accountability 

Negociação e Gestão de Conflitos
Oeiras - 13 de setembro a 15 de outubro
Algés - 18 de outubro a 30 de novembro
Catálogo Negociação e Gestão de Conflitos 

Gestão da mudança
Oeiras - 17 de maio a 14 de julho
Algés - 13 de setembro a 15 de outubro
Catálogo Gestão da mudança 

A gestão de competências e a formação
Oeiras -15 de março a 14 de maio
Algés - 17 de maio a 14 de julho
Catálogo Gestão de competências 

Igualdade de género

Oeiras - 19 de janeiro a 12 de março
Algés - 15 de março a 14 de maio
Catálogo Igualdade de género 

EXPOSIÇÕES 2009

Estado e Administração na resposta à crise
Oeiras -
Algés - 19 de janeiro a 15 de março
Prolongamento da exposição patente no 7.º Congresso Nacional de Administração Pública.
Catálogo Estado e Administração 

Gestão de Recursos Humanos
Oeiras - 7 de setembro a 4 de novembro
Algés - 12 de novembro a 15 de janeiro

A actual reforma da Administração Pública tem as pessoas no centro da sua actuação. Por isso,  a Gestão de Recursos assume hoje uma importância crucial e foi o pretexto para mais uma exposição sobre o acervo do Centro de Documentação do INA nesta matéria.
Catálogo GRH 

As TIC e a Administração Pública
Oeiras - 3 de julho a 4 de setembro
Algés - 7 de setembro a 4 de novembro

A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação como instrumento de modernização da Administração Pública e na melhoria da prestação dos serviços aos cidadãos levou o Centro de Documentação do INA a organizar uma exposição sobre esta temática, dando a conhecer o seu acervo bibliográfico nesta matéria.
Catálogo TIC 

Liderança
Oeiras - 4 de maio a 30 de junho
Algés  - 3 de julho a 4 de setembro

A importância da liderança no sucesso das Organizações e a crescente necessidade de líderes capazes de criar valor público é hoje uma realidade incontornável. Por isso o Centro de Documentação do INA organizou uma exposição bibliográfica para divulgar alguns dos principais textos de especialistas nacionais e internacionais nesta matéria.
Catálogo Liderança 

Criatividade e Inovação
Oeiras - 2 de março a 30 de abril
Algés  - 4 de maio a 30 de junho

Para comemorar o Ano Europeu da Criatividade e Inovação o Centro de Documentação organizou esta exposição que contou com uma mostra de 74 documentos, publicados nos últimos anos, pertencentes ao acervo do Centro de Documentação.
Catálogo Criatividade e Inovação 

Qualidade no Serviço Público
Oeiras  -  12 de janeiro a 27 de fevereiro
Algés   -  2 de março a 30 de abril

Esta exposição foi a primeira de um ciclo de exposições temáticas que decorreram em 2009 nas instalações do INA em Oeiras e Algés.
Catálogo Qualidade 

Os Grandes Passos da Reforma
Algés - 12 de janeiro a 27 de fevereiro

Estado e Administração na resposta à crise
Centro de Congressos da AIP - 10 e 11 de novembro

Exposição realizada no âmbito do 7º Congresso Nacional da Administração Pública, dedicado ao tema Estado e Administração na resposta à crise. Estiveram expostos 112 títulos, seleccionados em função da pertinência do tema e data recente de publicação, destacando-se as publicações da OCDE.
Catálogo 7 Congresso 

 

EndFAQ

 

3.º Ciclo de Webinars

banner webinars-01

O terceiro ciclo de webinars decorreu entre 26 e 31 de março de 2021, num total de cinco sessões de videoconferências, e teve por tema "Simplificação Administrativa e Serviço ao Utente".

Esta terceira edição apresentou o resultado dos projetos desenvolvidos no âmbito do 3.º Plano de Trabalho Colaborativo na Administração Pública.

Consulte o Programa (PDF).

•    Como identificar oportunidades de simplificação administrativa? | 60 min | Programa | Gravação

    Ponciano Oliveira, Vogal do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte, I.P. (ARSN, I.P.) - Apresentação
    Elsa Belo, Subdiretora-Geral da Direção-Geral de Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas - INA | “O que é a simplificação administrativa” - Apresentação
    Patrícia Paralta Designer de Serviços do LabX - Laboratório de Experimentação da Administração Pública, da Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA, I.P.) |"Roteiro para identificar oportunidades de simplificação - Apresentação

•    Como promover a simplificação administrativa? |60 min | Programa | Gravação

    Paulo Bispo, Diretor de Serviços de Sistemas de Informação do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. (IMT, I.P.) e Olga Matos, Chefe de Departamento de Atendimento e Apoio ao Utilizador do IMT, I.P. - Apresentação
    Jorge Lagarto, Técnico Superior do LabX - Laboratório de Experimentação da Administração Pública, da Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA, I.P.) | “Oficinas de simplificação em suporte Virtual" - Apresentação
    Pedro Engrácia, Diretor de Planeamento Estratégico e Controlo de Gestão, da Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I.P. (ESPAP, I.P.) | "Gerir projetos de simplificação colaborativos" - Apresentação

•    Como inovar na oferta de serviços públicos? | 60 min | Programa | Gravação 

    António Gameiro Marques Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança - “Dez Princípios do Inovador Público” - Apresentação
    Patrícia Paralta, Designer de Serviços do LabX - Laboratório de Experimentação da Administração Pública, da Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA, I.P.) | "Como lidar com o inesperado no atendimento ao público?” - Apresentação

•    Como promover o atendimento de qualidade? | 60 min | Programa| Gravação

    Maria José Freire, Diretora do Núcleo de Gestão de Cliente do Instituto de Segurança Social, I.P. (ISS, I.P.) - Apresentação
    Joaquim Mourato, Coordenador da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Portalegre | “Princípios orientadores para o serviço ao cidadão” - Apresentação
    Carina Américo, Chefe de Equipa de Competências e Formação da Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA, I.P.) | “Competências-chave para atender com qualidade” - Apresentação

•    Como desenhar serviços públicos digitais? | 60 min | Programa | Gravação  

    Hélder Alexandre, Coordenador de Equipa da Transformação Digital, do Centro de Competências Digitais da Administração Pública (TicAPP) da Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA, I.P.) | "Como Desenhar Serviços Públicos" - Apresentação

Para mais informações, contacte-nos através do correio eletrónico para projetos.inovacaoap@ina.pt.

3º Plano de Trabalho Colaborativo

3 planocolaborativo banner pagina 1

A terceira edição do Plano de Trabalho Colaborativo da Administração Pública foi lançada em finais de fevereiro de 2021 e integra três áreas de trabalho nucleares: simplificação administrativa, inovação na oferta de serviço público e comunicação para acelerar a mudança cultural.

Este plano evidencia, assim, o carácter intrinsecamente colaborativo das medidas e uma mudança cultural cada vez mais evidente na Administração Pública, que assume a capacidade de se mobilizar para responder a mudanças no seu contacto e encontrar novas formas de cumprir as suas missões. Tem, ainda, uma ligação explícita à Estratégia para a Inovação e Modernização do Estado e da Administração Pública, em particular a um conjunto de medidas de promoção da renovação da mudança cultural na AP que as circunstâncias atuais não só impõem como obrigam a acelerar.

3.º Plano de Trabalho Colaborativo (PDF)

Projetos:

1.1. Brochura: “O que é a simplificação administrativa” (PDF)

1.2. Guia: “Oficinas de Simplificação em Suporte Virtual” (PDF)

1.3. Roteiro para Identificar Oportunidades de Simplificação (PDF)

1.4. Guia: “Gerir Projetos de Simplificação Colaborativos” (PDF)

1.5. Microlearning: “Simplificação Administrativa” (PDF)
       Programa “Microlearning Simplificação Administrativa” (PDF)

2.1. Guia: “Dez Princípios do Inovador Público” (PDF)

2.2. Brochura: “Princípios Orientadores para o Serviço ao Cidadão” (PDF)

2.3. Guia: “Competências-Chave para Atender com Qualidade” (PDF)
       Referencial de Competências-Chave do Atendimento (PDF)

2.4. Guia: “Despiste de Consequências Adaptado ao Atendimento ao Público” (PDF)

2.5. Atendimento Omnicanal (PDF)

2.6.  Guia: “Desenho de Serviços Públicos Digitais - facilitadores e boas práticas” (PDF)

2.7. Microlearning: “Competências-Chave Atendimento” (PDF)
       Programa Microlearning: “Competências-Chave Atendimento” (PDF)

3.2. Programa de Webinars sobre Simplificação Administrativa e Serviço ao Utente (PDF)

Consulte aqui o 3º Ciclo de Webinars.