ADMISSÃO E CANDIDATURA DOS UTENTES

ADMISSÃO E CANDIDATURA DOS UTENTES

O LAR DE IDOSOS DAS ROMANAS DE BORNES DE AGUIAR, LDA também conhecido por HOTEL SÉNIOR DAS ROMANAS sito no Lugar das Romanas – Bornes de Aguiar é uma instituição privada, destina-se ao alojamento colectivo e prestação de serviços de acolhimento de idosos e pessoas acamadas / dependentes, tanto mulheres como homens, com carácter de residência mista.

CONDIÇÕES DE ADMISSÃO

1. A admissão no Lar é feita pela Gerência;
2. Idade igual ou superior a sessenta e cinco anos, excepto em casos excepcionais, em que tal requisito seja expressamente dispensado pela gerência;
3). Prioridade a naturais e residentes no concelho de Vila Pouca de Aguiar, mas alargado consoante os casos a outros concelhos e zonas geográficas;
4). Não sofrer de doença infecto-contagiosa, nem do foro psiquiátrico ou de perturbações neurológicas ou psíquicas, incompatíveis com a valência social dum lar ou susceptíveis de prejudicar a saúde e bem-estar dos demais utentes;
5). Inexistência ou incapacidade de familiares para a prestação dos cuidados de que carece;
6). Estar em situação de dependência física ou social, transitória ou permanente, por virtude de doença, ausência ou perda de familiares, amigos ou vizinhos que prestavam apoio.
7). Não podem ser admitidas pessoas que não tenham a sua vontade respeitada.
8). Excepcionalmente a gerência poderá admitir candidatos com base noutros critérios. Artigo 6º


PROCESSO DE ADMISSÃO / CANDIDATURA

O pedido de admissão é feito na Instituição, em entrevista com a Directora Técnica, procedendo-se ao preenchimento de um formulário que deve será assinado pelo idoso ou familiar / pessoa responsável;
O cliente a admitir deverá proceder à entrega de fotocópia dos seguintes documentos:
a). Bilhete de identidade do cliente e do representante legal, quando necessário;
b). Cartão de contribuinte do cliente e do representante legal, quando necessário;
c). Cartão de utente do Serviço Nacional de Saúde ou de Subsistema de Saúde a que o candidato esteja vinculado;
d). Boletim de vacinas e relatório clínico do médico assistente, descritivo da sua situação clínica;
e). Atestado médico comprovativo de que não sofre das doenças referidas no artigo 5º,alínea 4);
f). Comprovativo dos rendimentos do candidato e do seu agregado familiar, quando necessário;
g). Declaração assinada pelo cliente em como autoriza a informatização dos dados pessoais para efeitos de elaboração de processo de cliente.
h). A admissão poderá obrigar à submissão do candidato a exame médico, a efectuar nos e pelos Serviços Médicos do Lar e é sempre sujeita a um período experimental de três meses, quer para a ambientação, quer para avaliação de eventual doença não revelada ou omitida no acto da sua inscrição.
I). São critérios de prioridade na selecção dos clientes a data de inscrição.


ADMISSÃO E RECEPÇÃO

Recebida a candidatura, a mesma é analisada pela directora técnica deste estabelecimento/serviço, a quem compete elaborar a proposta de admissão, quando tal se justificar, a submeter à decisão da entidade competente.
Da decisão será dado conhecimento ao cliente no prazo de cinco dias úteis.
No acto da admissão é devido o pagamento imediato da primeira mensalidade.
Se o candidato, devidamente convocado, recusar o internamento ou não comparecer na data para isso designado, nem nos sete dias imediatos, será anulado o respectivo processo de admissão e convocado outro pretendente.
Os utentes podem ser admitidos em regime comum, singular e casal.
Regime comum: O quarto é utilizado por duas pessoas do mesmo sexo;
Regime Singular: O quarto é utilizado por uma pessoa;
Regime Casal: O quarto é utilizado por um casal. Ocorrendo o falecimento de um dos cônjuges, o sobrevivo poderá ser transferido para outra instalação adequada à sua nova situação ou caso o deseje poderá continuar a usufruir do mesmo quarto suportando as despesas do mesmo.
A recepção do candidato incumbe à Directora Técnica, ou a quem a substituir, que o informarão sobre a ambiência do Lar e das regras orientadoras do seu funcionamento.


LISTA DE ESPERA

Caso não seja possível proceder à admissão por inexistência de vagas, será preenchida uma ficha de inscrição com os contactos do cliente e/ou familiares responsáveis com vista a contacto futuro aquando a existência de vaga.

PREÇÁRIO

1. Os preços vigentes em 2011 são os seguintes por pessoa:

• Quarto Single: 1.250 euros
• Quarto Duplo: 1000 euros
• Suite: 1500 euros
2. Estes preços estão sujeitos a actualização no início de cada ano por decisão da gerência da empresa;
3. Em caso de alteração do preçário em vigor será comunicado por escrito aos clientes e / ou seus familiares com a antecedência de 30 dias.
4. Estão incluídos no preçário os serviços abaixo:
1. O Lar – Hotel Sénior das Romanas obriga-se a prestar aos Utentes, como contrapartida do pagamento da mensalidade, os serviços destinados a assegurar a satisfação das suas necessidades de alojamento
a) Cuidados de higiene;
b) Consulta de clínica geral de rotina ou acompanhamento no mínimo 1 vez por mês, ou consoante necessidade;
c) Cuidados de enfermagem necessários;
d) Conforto pessoal;
e) Alimentação (pequeno almoço, almoço, lanche, jantar e ceia);
f) Actividades de ocupação de lazer;
g) Lavagem e tratamento de roupas de uso pessoal e de cama;
h) Apoio nos cuidados de higiene pessoal
i) Limpeza e arranjo diário dos aposentos;
j) Mudança semanal da roupa da cama e bissemanal dos atoalhados, ou em qualquer dos casos, sempre que a situação do utente o justifique;
k) Vigilância permanente
l) Assistência médica, apoio psicológico, serviço de enfermagem e sessões de Fisioterapia de reabilitação.


PAGAMENTO DA MENSALIDADE

O pagamento da mensalidade é efectuado até ao dia 8 de cada mês na área de direcção técnica da instituição das 10 – 16 horas, todos os dias úteis ou através de transferência bancária ( entregar comprovativo em mão, fax ou email ).
No regime mensal, é exigida a prestação de uma caução no valor da mensalidade a entregar com o 1º pagamento efectuado. Este valor será deduzido na última mensalidade ou devolvido após acerto final de contas.


Dos pagamentos efectuados será emitido respectivo recibo.

O não cumprimento do pagamento da mensalidade cinco dias após o seu vencimento, implica juros de mora e /ou a retirada imediata do cliente. Sendo por conta do cliente ou do seu responsável, todas as despesas inerentes à sua deslocação do Hotel Sénior das Romanas para o outro destino.
Não será restituído, em caso algum, importâncias já pagas como por exemplo em situação de falecimento, internamento hospitalar, férias, ausências temporárias, rescisão de contrato ou abandono do Hotel Sénior das Romanas.
Para além da mensalidade também será debitada na conta do cliente o valor das despesas extra.
O Hotel Sénior das Romanas tem ainda o direito de não devolver a mensalidade paga pelo cliente caso este não chegue a permanecer nas instalações da instituição durante todo o mês a que a mensalidade diga respeito, ou nem chegue, se quer a dar entrada por motivos que não sejam imputáveis à instituição.