Teemo | Home Three
Page Banner

CHOURIÇA DE CARNE

A Chouriça de Carne de Montalegre é um enchido rumado à base de carne e gordura de porco cheio em tripa fina de porco. As carnes e gorduras de porco são devidamente condimentadas com sal, alho, vinho tinto ou branco da região de Trás-os-Montes, colorau picante (regionalmente designado por “pimento”) e ou colorau doce (também conhecido por “pimentão”).

SALPICÃO

O salpicão de Montalegre, é um enchido fumado à base de came de porco cheio em tripa grossa de porco, com formato recto, cilíndrico.
As carnes são devidamente condimentadas com sal, alho, vinho tinto ou branco, colorau picante (regionalmente designado por “pimento”) e ou colorau doce (também conhecido por “pimentão”).

PRESUNTO

O “PRESUNTO DE MONTALEGRE” tem cor que varia entre o vermelho de sangue e o vermelho acastanhado, a cor da gordura é o branco sujo, tem sabor característico a fumo, mais tenro quando menos curado e mais verde.

SANGUEIRA

A Sangueira de Montalegre é um enchido fumado à base de carne, gordura e sangue de porco e pão de trigo, constituído por pasta mole e seca na qual se podem aperceber pedaços de carne e tendo com invólucro tripa fina de porco.

Os ingredientes são devidamente condimentados com sal, alho, vinho tinto ou branco de Trás-os-Montes, colorau picante (regionalmente designado por “pimento”) e ou colorau doce (também conhecido por “pimentão”), salsa, cebola e azeite de Trás-Os-Montes.

ALHEIRA

A Alheira de Montalegre, é um enchido de came e gordura de porco, carne de aves (galinha, peru e/ou pato), coelho e pão, cheio em tripa delgada de porco. As carnes e gorduras de porco, as carnes de aves e coelho utilizadas são devidamente condimentadas com sal, alho, colorau picante (regionalmente conhecido por “pimento”), colorau doce (também conhecido por “pimentão”), salsa, cebola e azeite produzido na região de Trás-os-Montes.

CHOURIÇO DE ABÓBORA

O Chouriço de Abóbora de Montalegre um enchido fumado à base de carne e gordura de porco e abóbora escorrida, constituído por pasta mole e seca na qual se podem aperceber pedaços de tamanho reduzido (carnes desfiadas), cheio em tripa grossa de porco.

As carnes e gorduras de porco são devidamente condimentadas com sal, alho, vinho tinto ou branco, colorau picante (regionalmente designado por “pimento”) e colorau doce (também conhecido por “pimentão”).

A abóbora utilizada é produzida localmente e é da variedade Porqueira. A abóbora é localmente também conhecida por botelha ou cabaça.